3 de mai de 2011 ÀS 16:48 | ATUALIZADO EM 3 de mai de 2011 ÀS 16:48

Você sabe se vestir?

Por Kleyton Pinheiro
Nunca a moda masculina a tornou-se tão importante, relevante e lucrativa como a moda feminina nos últimos 50 anos, muitos homens ficam para trás ou simplesmente não sabem por onde começar. Muitos homens tendem a ficar com o mesmo estilo ou andam de moda em moda sem saber o que vestir. Nenhuma dessas duas coisas é uma solução garantida.

Na maioria das vezes os homens mantêm os maus hábitos que foram apanhando e continua a aplicá-los com cada compra nova de roupa que faze. É aqui que entra a Moda Masculina! Se você precisa de dicas de moda eu vou explicar tudo o que você precisa saber. Você vai aprender como construir um guarda-roupa diverso para qualquer ocasião sem fazer os erros que tantos homens fazem.

O mais importante é a medida
Antes de começarmos a falar de roupa é necessário aprofundar uma coisa que a maioria dos homens faz ou muito bem ou muito mal; estou a falar do tamanho da roupa e da forma que ela assenta no seu corpo. Seja um fato, t-shirt, camisa, camiseta ou calças jeans, a forma como elas assentam no seu corpo é a diferença entre ter um visual cheio de estilo ou um desastre total.

Todos sabemos como é um homem que não sabe escolher o tamanho certo. Parece que pediu roupa emprestada ao pai. Ou é o tipo que parece que a roupa encolheu na lavagem. Não são só os homens maiores que tem este problema, mesmo os magros também podem ter roupa justa demais.
Mas como é que você pode saber se a sua roupa não lhe assenta bem? Existem algumas dicas para identificar isso de forma rápida e eficaz:

• Camisas. Marcas à volta dos botões ao do peito, excesso de tecido à volta da cintura (deve haver uma linha reta de baixo do braço para baixo), as mangas devem acabar no inicio do polegar.

• Calça Jeans (cintura). Para encontrar as calças jeans certas não é fácil. Tem tudo a ver com o formato do corpo e com a preferência pessoal. Há quem goste de calças jeans muito justas porque acham que faz parte do visual e outros gostam do visual mais confortável. Independentemente disso a cintura deve ser sempre do tamanho certo, a calça jeans deve assentar perfeitamente na cintura ou ter uma folguinha leve. Pode comprar jeans um tamanho acima para dar aquele visual de gangster mas nunca mais do que uma medida acima senão é preciso apertar tanto o cinto que faz o material da calça ficar dobrado. Se está com dúvidas sugiro uma calça jeans straight ou slim fit porque são as mais versáteis e combinam com vários tipos de sapatos masculinos.

• Calça Jeans (comprimento). Outra coisa importante na seleção de uma calça jeans é o seu comprimento. A maioria das marcas criam três comprimentos: curta, regular e comprida – você escolhe conforme a sua altura. A bainha das jeans devem sempre tocar no sapato ou tênis e ter uma pequena dobra no fim. A forma como eu gosto de medir o comprimento da calça jeans é descalço e as jeans chegam mesmo acima do calcanhar. Depois quando se calça os sapatos vai haver uma pequena dobra que chega para cobrir as meias (nada de visual como o Michael Jackson) sem ter excesso de tecido dobrado no final.

• T-shirts e Camisetas. A coisa mais importante é não ter mais do que um centímetro da barriga à mostra quando esticar os braços para os lados e para cima. Se a camiseta fica desconfortável e começa a fazer dobras em sítios estranhos deixe na prateleira.

Estas são as dicas de moda masculina mais básicas e mais importantes de seguir. Em outros artigos vou falar de usar roupa com medidas mais largas para criar estilos e visuais diferentes. Em certas ocasiões podemos ter uma calça maior ou mais larga – estas técnicas avançadas merecem um artigo próprio.

Roupa que serve

A imagem acima mostra como as roupas devem servir. Em todos os exemplos a roupa segue as linhas do corpo sem estar demasiado apertada, a roupa está com o tamanho certo e parece que foi feita à medida de cada pessoa. Eu inclui o David Beckam para mostrar que se pode vestir uma calça jeans confortável que também está com o tamanho certo.

Na cintura não há dobras ou excesso de tecido, mas a calça ainda está confortável na perna. Você deve sempre deixar a calça jeans com o seu corte específico fazer o seu trabalho e deve evitar mudar a sua medida habitual para forçar uma forma. Um visual deve ter linhas claras e a roupa deve ter o tamanho certo sem estar demasiado apertada.

Roupa que não serve

Estas imagens mostram alguns exemplos extremos de roupas que não servem. Desde uma camisa com excesso de tecido, um casaco que parece um quadrado sem a forma do corpo e calças ou jeans demasiado compridas. Você não deve copiar nenhum destes visuais.

As dicas mais importantes
O meu conselho para ratificar estes erros é simples. Depois de identificar as peças de roupa que não assentam bem, JOGUE FORA! Dê a uma instituição de caridade, um amigo ou a um pedinte na rua. Não interessa o que faz com a roupa desde que ela saia do seu guarda-roupa.
Se depois disso o seu guarda-roupa estiver vazio então vá às compras e desta vez escolha peças com um formato que assenta no seu corpo. Esta é a chave de tudo isto. Cada vez que comprar uma peça de roupa nova pense bem nisto.
Independentemente do seu tamanho ou forma, independentemente da moda, cada peça de roupa que você comprar vai assentar no seu corpo e isso vai melhorar muito o seu visual. Para saber mais continue a ler os outros artigos sobre como construir um guarda-roupa básico com peças variadas e versáteis, para você se tornar no homem com estilo que merece ser.

Cuidado com:
- Calças jeans com muitas lavagens ou estampas;
- Meias brancas (a não ser que seja para usar com tênis);
- Calças e blusas apertadas e curtas ou compridas demais (os baixinhos não devem usar blusas compridas, pois ficam menores; e os altos não devem usar blusas curtas para não correrem o risco de ficar com a barriguinha a mostra; e os gordinhos jamais usarem roupas justas ou apertadas);
- Pochete;
- Cueca a mostra;
- Roupas coloridas (Não caia na onda dessas bandinhas famosas);











Gostou? Clique no banner acima da coluna e veja mais matérias.
Deixe seu comentário, pergunta, sugestões e muito mais.


1 comentários:

Leo disse...

Gostei muito do post, mas ficou a sensação de que a moda é feita apenas para os que tem um corpo de modelo - médios-altos e sarados. Não tem moda para gordinhos? Quanto aos altos demais? e os baixos demais? Acho que sempre faltam essas dicas. gostaria de vê-las aqui.