9 de nov de 2011 ÀS 23:12 | ATUALIZADO EM 9 de nov de 2011 ÀS 23:12

PROFISSÕES: saiba o que é preciso estudar para trabalhar como um maquiador



Já pensou em trabalhar como maquiador? O Mr. Closet foi consultar maquiadores renomados no mercado brasileiro para saber quais requisitos são necessários para que você possa se tornar um bom profissional.

Para Rosman Braz, do salão Marcos Proença, em São Paulo, e Ricardo dos Anjos – ambos com mais de dez anos de profissão –, o mercado está cada vez melhor e abrangente para quem deseja se profissionalizar.

É fundamental aprender técnicas com profissionais experientes, já que é preciso ter jogo de cintura para e adequar a ideia e aspirações dos clientes, que tem personalidades e, claro, peles e traços diferentes.

Outro pré-requisito é gostar de se manter completamente informado sobre o assunto. Tendências de moda e beleza, passarelas, produtos e técnicas novas são ferramentas indispensáveis no trabalho de qualquer maquiador. "Não existe talento que resista a desatualização", disse Ricardo.

"É essencial acompanhar tudo o que acontece. Adoro consultar sites e revistas”, disse Rosman. Viagens também entram no pacote de quem quer se atualizar. Ricardo chega a viajar três vezes por ano e, muitas vezes, conhece novos produtos e tendências dessa forma.

E quem gosta de rotina tem que conseguir se adaptar aos horários malucos. “Especialmente no fim de semana com a demanda maior dos clientes”, conta Rosman. Maquiadores que não pretendem trabalhar em salões de beleza também enfrentam a correria com viagens e agenda de trabalhos que vão desde casamentos até editoriais de moda e fotos publicitárias.

E, além de tudo, a profissão de maquiador exige organização. Já pensou ter que recolher todos os produtos e pincéis usados depois de um desfile moda? Saber lidar com cabelo também é um diferencial. Unir as duas atividades pode garantir trabalho extras, mas não é fundamental.

Gostou da ideia? Então deixe seu comentário e compartilhe com as amigas(os).

0 comentários: